Chinesa Leapmotor começa a vender carros no Brasil em novembro

A Stellantis anunciou nesta terça-feira (7) que a Leapmotor, marca chinesa do grupo especializada em veículos elétricos e híbridos, estreia no Brasil em novembro. Chegam, de uma só vez, os SUVs C10 e B10. Os preços ainda não foram divulgados e os modelos estarão expostos no Salão do Automóvel.

Em evento realizado em São Paulo, a Leapmotor apresentou pela primeira vez no Brasil o C10, SUV de porte médio que será oferecido em duas versões: uma elétrica e outra híbrida em série, em que o motor a combustão atua exclusivamente como gerador de energia para a bateria, e não traciona o veículo em hipótese alguma.

Nos dois casos, a potência é de 231 cv. A opção elétrica tem 32,6 kgfm de torque, com baterias de 52,9 kWh ou 69,9 kWh (a Leapmotor ainda não confirmou qual configuração será lançada por aqui). A autonomia pode ser de 410 km ou 530 km, segundo o ciclo chinês CLTP.

Nos dois casos, a potência é de 231 cv. A opção elétrica tem 32,6 kgfm de torque, com baterias de 52,9 kWh ou 69,9 kWh (a Leapmotor ainda não confirmou qual configuração será lançada por aqui). A autonomia pode ser de 410 km ou 530 km, segundo o ciclo chinês CLTP.

Já a opção com extensor de autonomia — recurso que a Leapmotor chama de ultra-híbrido — faz cerca de 210 km no modo elétrico ou até 1.190 km considerando a recarga feita pelo motor 1.5 a gasolina de até 96 cv. Relembrando que o propulsor com combustível líquido não traciona as rodas. A bateria, neste caso, é de 28 kWh e também pode ser carregada na tomada.

"Podemos desenvolver rapidamente um sistema flex [deste sistema ultra-híbrido], caso seja demandado", afirmou Márcio Tonani, vice-presidente sênior de engenharia da Stellantis.

Considerado de porte médio, o C10 mede 4,74 metros de comprimento, 1,68 m de altura e 1,90 m de largura, além de 2,83 metros de distância entre-eixos. Ou seja, tem medidas próximas às de um Jeep Commander. É construído sobre a plataforma Leap 3.0 e já é vendido pela marca tanto na China quanto em mercados da Europa e Austrália.

B10 chega na sequência

O B10 é um SUV criado para mercados globais da Leapmotor. A apresentação aconteceu no Salão de Paris (França) do ano passado, mas só recentemente o modelo chegou às lojas chinesas. Trata-se de um modelo de porte médio um pouco maior que Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, e, principalmente, BYD Yuan Plus. São 4,52 metros de comprimento, cerca de 10 cm extras em relação aos rivais.

O entre-eixos de 2,74 m, também se destaca diante dos futuros concorrentes. O porta-malas, por sua vez, fica devendo. São 420 litros, menos do que os modelos similares, com exceção do Compass, que tem bagageiro de 410 litros. As rodas são de 18 polegadas.

A motorização, o B10 tem uma unidade elétrica posicionada na traseira (assim como a tração) que entrega 218 cv e 24,5 kgfm de torque. Há duas configurações de bateria: 56,2 kWh, para autonomia de 380 km no padrão chinês, ou 67,1 kWh, com alcance de 460 km no mesmo (e otimista) ciclo.

Junto com a marca, a Leapmotor vai oferecer uma série de serviços com empresas parceiras, incluindo postos de recarga e seguradora. O centro de distribuição de peças de Betim (MG) será compartilhado com as demais marcas do grupo.

Mais uma fabricante chinesa no Brasil

A Leapmotor é outra fabricante chinesa a voltar os olhos ao mercado brasileiro. A marca sediada em Huangzhou começou como uma start-up em meados de 2015, mas só começou a vender veículos elétricos em 2019.

O ponto de virada aconteceu em 2023, quando a recém-unificada Stellantis (o grupo nasceu da fusão dos grupos FCA ePSA) adquiriu 20% das ações da Leapmotor. O objetivo da marca chinesa era fechar parceria com uma gigante automotiva global que impulsionasse o plano de expansão para outras regiões do mundo.

Juntas, as marcas criaram uma nova empresa: a Leapmotor International. O grupo chinês detém 51% das ações, enquanto a Stellantis possui 49%. Em 2024, as empresas iniciaram a venda de carros elétricos na Europa.

A Leapmotor já vendeu mais de 400 mil carros elétricos no mundo em 2025, representando um crescimento de 130%. Somente em setembro, registrou 66 mil emplacamentos globalmente.. O próximo passo desta expansão é a América Latina.

De tal forma, a Leapmotor é uma entre as várias marcas chinesas que iniciaram suas operações no Brasil em 2025. A GAC Motor estreou no início deste ano, lançado cinco carros de uma só vez. A MG tem concessionárias prontas em São Paulo e deve iniciar a coleta dos pedidos ainda neste trimestre. Após o divórcio com a Hyundai, a Caoa Montadora trará outra marca chinesa ao Brasil: a Changan.

Postagem Anterior Próxima Postagem