A Dacia, subsidiária de baixo custo do grupo Renault, apresentou um facelift de meio de ciclo para seus modelos mais populares na Europa: Sandero, Sandero Stepway, Logan e Jogger.
Apesar de manter seu apelo de “preço justo”, os carros recebem atualizações que visam torná-los mais atraentes frente à concorrência — inclusive de elétricos e híbridos emergentes.
O que muda por fora
Os modelos ganham nova assinatura luminosa em LED na frente, com faróis redesenhados que se conectam visualmente à grade frontal.
Na traseira, há efeito “pixelado” nos faróis LED para Sandero, Stepway e Logan. No Jogger, os faróis traseiros se estendem verticalmente no vidro.
O Stepway e o Jogger recebem proteções de carroceria feitas de material chamado Starkle, que incorpora 20% de plástico reciclado.
Novas rodas e novos tampões (capas de roda) foram introduzidos nas versões mais simples.
Novas cores entram no catálogo, como Amber Yellow e Sandstone, aplicadas em combinações diferentes nos modelos.
Interior e tecnologia embarcada
Uma nova central multimídia de 10 polegadas com navegação conectada é oferecida, incluindo compatibilidade sem fio com Apple CarPlay e Android Auto.
Painel digital de instrumentos com gráficos atualizados, volante redesenhado e disposição interna aprimorada.
Novos recursos de conveniência, como carregamento de celular por indução (wireless charging) e espelhos retráteis com acionamento elétrico, são incorporados.
No quesito segurança, os modelos ganham sistemas de assistência como frenagem automática de emergência (AEB), alerta de atenção ao motorista e detecção de pedestres, ciclistas e motocicletas.
Motorização: opções híbridas, gás e motores tradicionais
A maior novidade mecânica é a adoção do sistema Hybrid 155 nos modelos Jogger (imediatamente) e, posteriormente, no Stepway (no 4º trimestre de 2026). Esse conjunto combina motor gasolina 1,8 litro com dois motores elétricos e uma bateria de 1,4 kWh. A potência combinada é de cerca de 155 cv.
A Dacia afirma que, no uso urbano, até 80% da condução pode ocorrer em modo elétrico.
Também há opção de motorização Eco-G 120, um motor turbo flex (gasolina + LPG), com novo câmbio automático (E-Shifter) e possibilidade de uso de ambos os combustíveis.
As versões mais acessíveis mantêm motores turbo menores, como 1,2 litro turbo (TCe) com cerca de 100 cv.
As escolhas de motorização combinam esforços para manter eficiência, custo baixo e apelo ecológico relativo para o segmento.
Posicionamento e desafios
O Sandero é o modelo mais vendido da Europa por clientes de varejo, com cerca de 310 mil unidades em 2024.
A Dacia reforça sua estratégia de oferecer “essenciais melhoresados”, ou seja, manter preços acessíveis enquanto adiciona recursos suficientes para não ser ultrapassada pela concorrência.
O facelift também é um passo para atender às exigências regulatórias europeias de segurança e emissões, usando tecnologia já presente em modelos maiores.
Um ponto de observação é o cronograma de introdução: o Hybrid 155 chega primeiro ao Jogger, enquanto o Stepway só deverá recebê-lo no fim de 2026, o que cria um descompasso de oferta entre os modelos