Exclusivo: novo Fiat Fastback será produzido no Brasil já em 2026

 Segunda geração do SUV cupê da Fiat será feita em Betim (MG), trará motor híbrido leve e faz parte do novo ciclo de lançamentos da marca até 2030.

foto: Divulgação: Autoesporte
 

A Fiat prepara uma nova geração do Fastback, e o modelo já tem destino confirmado: será produzido no Brasil a partir de 2026, na tradicional fábrica de Betim (MG). O SUV cupê será o segundo veículo nacional a utilizar a plataforma Smart Car, a mesma que vai estrear no país com o Grande Panda, novo hatch popular da marca.

Nova plataforma e planos da Fiat

A Smart Car é uma evolução da arquitetura CMP, já usada por modelos da Peugeot e Citroën dentro do grupo Stellantis. No caso da Fiat, a ideia é adotar a base em cinco novos veículos a serem lançados até 2030, todos com foco em eficiência e custo de produção reduzido.
Entre eles estão o Grande Panda (2026), o novo Fastback (2026), o Basalt, o Aircross e a nova geração da Strada (2027).

Cronograma do novo Fastback

O planejamento da Fiat prevê apresentação oficial do novo Fastback no segundo trimestre de 2026, com início da produção no terceiro trimestre. O lançamento comercial deve ocorrer entre o fim de 2026 e o começo de 2027.

Design e estilo mais moderno

A segunda geração do Fastback seguirá a nova linguagem de design global da Fiat, já vista no Grande Panda europeu. O visual promete linhas mais futuristas e robustas, com caimento de teto acentuado e perfil cupê — uma das marcas do modelo atual.
Na dianteira, destaque para o capô alto e plano, faróis com assinatura luminosa exclusiva e logotipo iluminado nas versões topo de linha. A placa de identificação deve migrar para o para-choque, deixando o porta-malas visualmente mais limpo.

Mais espaço interno e conforto

Graças à nova arquitetura, o SUV será maior e oferecerá melhor espaço para quem viaja atrás. A distância entre-eixos vai crescer dos atuais 2,53 metros para cerca de 2,60 m, podendo chegar aos 2,64 m do “primo” Basalt, também da Stellantis.

Motores e tecnologia híbrida leve

Sob o capô, o novo Fastback manterá o motor 1.0 GSE T3 turbo flex híbrido leve de 12V, o mesmo que estreou recentemente na linha 2026 do Fastback e Pulse.
Esse conjunto — chamado T200 Hybrid — combina o propulsor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque ao sistema BSG (Belt Starter Generator) de 12 volts, que auxilia nas retomadas e reduz o consumo. O câmbio será automático CVT com sete marchas simuladas.

Para as versões mais caras, como a Abarth, a aposta é o conhecido motor 1.3 turbo flex (T270), que entrega 185 cv e desempenho esportivo.

O que vem por aí

Com o novo Fastback, a Fiat reforça sua presença no segmento de SUVs compactos e médios, buscando manter a liderança de mercado. O modelo promete design mais sofisticado, eficiência híbrida e interior espaçoso, alinhado à nova estratégia global da Stellantis.


Postagem Anterior Próxima Postagem