A Ford confirmou nesta quarta-feira (29) que vai produzir a Ranger híbrida plug-in (PHEV) na fábrica de General Pacheco, na Argentina, a partir de 2027. O anúncio reforça o papel estratégico da unidade argentina como principal polo de produção da picape para toda a América do Sul.
Embora a marca ainda não tenha confirmado oficialmente o lançamento no Brasil, o modelo híbrido é forte candidato a chegar ao mercado nacional, considerando o peso do país nas vendas regionais da Ranger.
Investimento bilionário e presença do CEO global
Para viabilizar a fabricação da versão híbrida plug-in, a Ford anunciou um aporte adicional de US$ 170 milhões (cerca de R$ 911 milhões) na planta de General Pacheco. O valor se soma aos US$ 700 milhões (R$ 3,7 bilhões) já investidos desde 2021 na modernização da linha da nova geração da Ranger.
O anúncio contou com a presença do CEO global da Ford, Jim Farley, que viajou à Argentina especialmente para o evento. Durante a cerimônia, Farley destacou que o novo investimento “é uma mostra do profundo compromisso da Ford com esta região e sua gente”.
A planta de Pacheco é a única da Ford na América do Sul e atualmente abastece o mercado de mais de 30 países, incluindo o Brasil.
Motorização híbrida e autonomia elétrica
A Ford ainda não revelou os detalhes técnicos da versão sul-americana, mas, em outros mercados, a Ranger PHEV é equipada com um motor 2.3 Ecoboost turbo a gasolina de 188 cv, combinado a um motor elétrico de 101 cv.
O conjunto entrega 279 cv de potência total e 70,3 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de 10 marchas.
A picape traz uma bateria de 11,8 kWh, que proporciona autonomia elétrica de cerca de 45 km. Segundo a marca, a recarga completa pode ser feita em menos de quatro horas usando um carregador monofásico de 16 amperes.
O consumo oficial ainda não foi divulgado, mas a Ford promete redução significativa no gasto de combustível em comparação com as versões movidas a diesel.
Rumo à eletrificação regional
Com o lançamento da Ranger PHEV, a Ford dá mais um passo no processo de eletrificação de sua linha na América do Sul, alinhando-se à estratégia global da marca de reduzir emissões e ampliar o portfólio de veículos eletrificados.
O modelo chega para competir diretamente com picapes híbridas e eletrificadas que começam a surgir no mercado, e deve consolidar a Ranger como uma das referências tecnológicas do segmento médio.
