A Stellantis iniciou oficialmente a produção em série da nova geração do Jeep Compass na fábrica de Melfi, na Itália, seis meses após a apresentação mundial do modelo. A planta italiana já era responsável pela fabricação da geração anterior, que segue em linha no Brasil, e continuará abastecendo mercados da Europa, Ásia, África, Oriente Médio e Oceania.
O lançamento da nova geração no Brasil ainda não foi confirmado pela Stellantis, mas há fortes indícios de que o modelo será nacionalizado. Segundo Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul, a fábrica de Goiana (PE) tem “flexibilidade para ter mais de uma plataforma”, o que abre espaço para a adoção da nova base STLA Medium — e, consequentemente, para o novo Compass nacional.
A aposta que o SUV deve estrear por aqui por volta de 2027, como parte do investimento de R$ 13 bilhões que a Stellantis planeja aplicar na unidade de Goiana. Ao todo, seis novos produtos devem sair da planta pernambucana nos próximos anos.
Novo Jeep Compass adota plataforma STLA Medium e cresce em tamanho
A principal novidade da nova geração é a migração da antiga arquitetura Small Wide 4x4 para a plataforma STLA Medium, derivada da EMP2 desenvolvida originalmente pela Peugeot. Essa base também sustenta modelos como Peugeot 3008, Opel Grandland, Citroën C5 Aircross e DS 8, oferecendo maior modularidade e eficiência para diferentes tipos de propulsão.
Com a nova plataforma, o Compass ficou maior e mais espaçoso: agora mede 4,55 metros de comprimento (um aumento de 15 cm) e 2,79 metros de entre-eixos (16 cm a mais). O porta-malas passou a 550 litros, enquanto o espaço para as pernas traseiro cresceu 5,5 cm.
Nas versões 4x4, o SUV tem 200 mm de altura livre do solo e capacidade de imersão de 470 mm, reforçando o foco em aventura e robustez, características tradicionais da marca Jeep.
Interior ganha novo design e tecnologias inéditas
O interior do novo Compass traz um visual mais robusto e utilitário, com materiais em tons terrosos — pensados para disfarçar melhor a sujeira com o tempo. O painel adota novas superfícies coloridas, que variam conforme a versão, e mantém os tradicionais easter eggs escondidos pela cabine, marca registrada da Jeep.
O destaque tecnológico vai para a tela central multimídia de 16 polegadas posicionada na horizontal, contrastando com os painéis verticais de outros modelos da Stellantis, como Fiat Toro e Ram 1500.
O console central ganhou seletor giratório de marchas, substituindo a alavanca tradicional, e nova base de carregamento sem fio para smartphones.
Compass será híbrido e elétrico na nova geração
Na Europa, o novo Jeep Compass será oferecido exclusivamente em versões eletrificadas, sem opções a combustão pura.
A configuração híbrida leve (MHEV) utiliza um motor 1.2 turbo de três cilindros com sistema elétrico de 48 volts, entregando 145 cv de potência combinada.
O híbrido plug-in (PHEV) conta com motor 1.6 turbo de quatro cilindros e potência total de 195 cv.
Já as versões 100% elétricas oferecem três níveis de desempenho: 213 cv e 231 cv com tração dianteira, e 375 cv com tração integral.
De acordo com a Jeep, a autonomia pode chegar a 650 km pelo ciclo WLTP, dependendo da configuração e da bateria escolhida.
Expectativa para o Brasil
Embora a Stellantis ainda não tenha confirmado oficialmente o lançamento do novo Compass no Brasil, o cenário é favorável. A fábrica de Goiana já produz modelos como Renegade, Commander e Fiat Toro, e deve receber atualizações estruturais para montar veículos com a nova plataforma STLA Medium.
Se confirmada, a estreia do Compass nacional eletrificado reforçará o compromisso da Stellantis com a eletrificação regional e consolidará o SUV como um dos pilares da Jeep na América do Sul.
