Volkswagen anuncia eletrificação total na América do Sul a partir de 2026

A Volkswagen confirmou nesta sexta-feira (31) que todos os carros produzidos na América do Sul a partir de 2026 terão ao menos uma versão híbrida. O anúncio foi feito durante evento em que a marca revelou a entrada em uma linha de crédito de R$ 2,3 bilhões do BNDES, como parte de um ciclo de investimentos de R$ 20 bilhões até 2028.

De acordo com a empresa, “a partir de 2026, todo novo modelo desenvolvido e fabricado na América do Sul terá versões eletrificadas”, o que marca o início de uma nova fase tecnológica para o grupo. A ofensiva começará com a chegada da plataforma MQB 37 (ou MQB Evo), que servirá de base para o primeiro híbrido pleno flex (HEV) a ser produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

Linha atual segue a combustão

A montadora esclareceu que o plano não afeta de imediato os modelos atuais — Polo, Virtus, Tera, Nivus, T-Cross e Amarok —, que continuarão sendo oferecidos com motores a combustão. Produtos importados também poderão seguir sem eletrificação, dependendo da estratégia de cada mercado.

Novidades: Udara, novo T-Cross e Amarok híbrida

O movimento de eletrificação começa com o lançamento da picape intermediária Udara, previsto para o fim de 2026. O modelo trará versões híbridas leves (MHEV) com sistema de 48 Volts e motor 1.5 TSI Evo2 de 150 cv.

Em seguida, virá o projeto A-SUV, nova geração do T-Cross, que estreará a configuração híbrida plena (HEV) com o mesmo motor 1.5 TSI Evo2, mas com baterias de alta tensão e potência combinada de 170 cv.

A nova Amarok, fabricada na Argentina a partir de 2027, também fará parte dessa estratégia. Baseada na picape média chinesa Maxus Terron 9, ela terá uma inédita motorização híbrida a diesel.

Em 2028, será a vez do projeto Saga — sucessor do Nivus — chegar ao mercado com motor híbrido leve e produção no ABC paulista.

Produção local e novos motores

O motor 1.5 TSI Evo2, base de todos os novos projetos híbridos da marca, será inicialmente importado do México, com previsão de produção nacional em São Carlos (SP) a partir de 2031. A meta é ter cinco SUVs produzidos simultaneamente no Brasil, todos com algum nível de eletrificação.

Portfólio híbrido completo

A Volkswagen confirmou que sua gama incluirá três tipos de sistemas híbridos:

MHEV (híbrido leve)
HEV (híbrido pleno)
PHEV (plug-in híbrido)

Por ora, não há planos de fabricar localmente modelos plug-in (PHEV) com recarga externa. Essa tecnologia deve estrear apenas em veículos importados, como a nova geração do Tiguan, prevista para 2026, e na Amarok de segunda geração.

Com o anúncio, a Volkswagen se posiciona como uma das pioneiras na transição energética do setor automotivo sul-americano, antecipando a tendência global de eletrificação e se preparando para competir em um mercado cada vez mais voltado à sustentabilidade e à eficiência energética.
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