De acordo com os dados divulgados, o T-Cross emplacou 7.702 unidades em agosto. Entretanto, em setembro o número despencou para apenas 4.736 exemplares. Com isso, a variação negativa foi de expressivos -38,51%, algo raro para um SUV que tradicionalmente se mantém entre os mais vendidos.
Ainda que o acumulado de 2025 siga robusto, com 65.992 unidades vendidas, o recuo mensal mostra uma tendência que preocupa. Afinal, o setor de SUVs compactos está cada vez mais disputado.
Nesse mesmo cenário, o Volkswagen Tera conseguiu surpreender positivamente. O SUV recém-lançado emplacou 7.610 unidades em setembro, liderando o segmento de SUVs, alcançando um desempenho acima do esperado e já acumula 17.761 unidades em 2025. Esse crescimento rápido coloca o Tera como uma ameaça direta ao seu irmão maior e mais velho de casa.
Além do avanço do Tera, outros rivais diretos também superaram o T-Cross em setembro. O Nissan Kicks somou 6.319 unidades, enquanto o Hyundai Creta registrou 5.953 e o Chevrolet Tracker alcançou 5.657 emplacamentos, todos à frente do SUV da Volkswagen.
Por fim, com preços variando entre R$ 119.990 e R$ 196.990, o cenário atual aumenta a pressão para que a Volkswagen se reinvente. Manter o T-Cross competitivo diante de rivais cada vez mais modernos exigirá novas estratégias e decisões rápidas.