A Kia resolveu dar um respiro aos apaixonados por hatches médios — aquela turma que viu modelos tradicionais sumirem do mercado ao longo da última década. A marca confirmou que o novo Kia K4 chega em 2026, tanto na versão sedã quanto na desejada carroceria hatch, reacendendo a esperança de quem ainda gosta de carro baixo, leve e com pegada mais esportiva.
O K4 assume o posto deixado pelo Cerato, mas traz uma proposta muito mais moderna. O design segue a nova linguagem global da Kia, com linhas retas, lanternas finas e um visual que mistura tecnologia e elegância. No hatch, a traseira tem caimento mais esportivo, aquele estilo que faz falta no mercado atual dominado pelos SUVs.
Por dentro, o modelo aposta em uma cabine ampla, acabamento caprichado e bastante tecnologia. O K4 deverá ser o novo modelo global de volume da marca, reposicionando a Kia num segmento que ela simplesmente não participa mais no Brasil.
Lá fora, o carro já foi apresentado com motorizações 1.6 turbo e opções híbridas, mas a divisão brasileira ainda analisa quais versões fazem sentido para o nosso mercado — especialmente por causa da demanda crescente por eficiência.
Recheados
Mesmo sem confirmar todos os detalhes técnicos, a Kia garantiu que o K4 não será básico. Muito pelo contrário. A versão mostrada no Salão do Automóvel — GT Line — deve ser exatamente a que chega ao Brasil, trazendo um pacote bem completo e visual mais esportivo.
De série, o hatch oferece faróis e lanternas em LED, rodas de liga-leve diamantadas aro 18, painel digital de 12,3”, multimídia de 12,3” e uma terceira tela de 5,3” exclusiva para o controle do ar-condicionado e funções auxiliares. O para-brisa é acústico, os pneus são de baixo atrito (235/40 R18), há comandos por voz, seletor de modos de condução, bancos em couro sintético e iluminação ambiente em LED personalizável.
Nos itens de segurança, o pacote também é generoso: alerta de fadiga do condutor, alertas de colisão em ponto cego, traseira e tráfego cruzado, assistente de saída segura, assistentes de permanência e centralização de faixa, farol alto automático, sistema de prevenção de colisão frontal, câmera de ré com linhas dinâmicas e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Com tudo isso, o K4 hatch chega como um dos raros representantes de um segmento quase extinto no Brasil. Se a Kia realmente entregar o que está prometendo, 2026 pode marcar a volta com estilo dos hatches médios ao mercado nacional. Vamos aguardar.