Toyota confirma GR Yaris em 2026 e preços do Yaris Cross

A Toyota decidiu usar o Salão do Automóvel de 2025 para reforçar duas estratégias distintas dentro da mesma família de veículos. Embora compartilhem o nome Yaris, os modelos apresentados ocupam posições opostas no mercado e evidenciam como a montadora pretende ampliar sua presença tanto no segmento de SUVs híbridos quanto no nicho dos esportivos compactos de alto desempenho.

O Yaris Cross chega ao Brasil em meio a um contexto de atraso na produção, consequência dos danos causados pelas fortes chuvas à fábrica de motores da marca. A situação afetou o cronograma industrial, mas a Toyota confirmou que o modelo finalmente estreia com entregas programadas para fevereiro. 

A linha híbrida se apoia na proposta de eficiência energética já conhecida da montadora, reunindo um motor flex 1.5L e dois motores elétricos para entregar até 111 cv quando abastecido com etanol. A empresa afirma que o conjunto pode reduzir em até 30% o consumo em comparação às versões convencionais e emitir até 77% menos CO₂ quando abastecido com etanol.

Nas variantes exclusivamente a combustão, XRE e XRX, o Yaris Cross mantém o motor 1.5L de até 122 cv, associado à transmissão CVT Multidrive, com direito a paddle-shift para quem prefere condução com trocas simuladas. A pré-venda já começou, com preços variando entre R$ 161.390 e R$ 189.990, dependendo da configuração.

Enquanto o Yaris Cross atua como aposta estratégica para ampliar o alcance da Toyota no segmento de SUVs híbridos, o GR Yaris cumpre um papel completamente diferente: reforça a presença da marca entre os esportivos compactos e dialoga diretamente com o público entusiasta que valoriza desempenho, engenharia e tradição esportiva. O modelo chega impulsionado pelo mesmo espírito do GR Corolla, do qual herda parte da solução mecânica.

Sob o capô, o GR Yaris traz um motor 1.6 turbo de três cilindros recalibrado para entregar 300 cv e 40,2 kgfm, acompanhado por uma série de aprimoramentos técnicos que incluem pistões reforçados, injeção de combustível D-4ST com pressão elevada e um sistema de resfriamento que pulveriza água no intercooler para manter o conjunto em temperatura ideal mesmo sob uso extremo. 

O sistema de tração integral GR-Four, recurso marcante da divisão esportiva da Toyota, oferece três modos de distribuição de torque que ajustam o comportamento do carro para diferentes condições de pista.

Diferentemente do Yaris Cross, o GR Yaris ainda não teve seus valores divulgados, o que mantém expectativas altas entre os admiradores da linha Gazoo Racing e reforça a estratégia da fabricante de criar ondas de atenção em momentos distintos do calendário automotivo.

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