🚘 VW Nivus 2026 fica mais caro e já encosta no preço do Corolla Cross.

 

A Volkswagen reajustou novamente os preços do VW Nivus 2026, e o SUV cupê compacto — que nasceu para brigar com modelos como Fiat Pulse e Renault Kardian — agora já atinge patamares de preço dignos de SUVs médios, como o Toyota Corolla Cross. Os aumentos chegaram a R$ 6,7 mil, dependendo da versão.

💰 Aumentos em todas as versões

A marca aplicou reajustes em quase toda a linha, com exceção da configuração de entrada Sense, voltada ao público PCD. Os novos preços são os seguintes:

  • Sense 200 TSI AT: R$ 119.990 (sem reajuste)

  • Comfortline 200 TSI AT: R$ 153.000 (aumento de R$ 6.710)

  • Highline 200 TSI AT: R$ 167.990 (aumento de R$ 4.700)

  • GTS 250 TSI AT: R$ 185.000 (aumento de R$ 5.000)

Apesar do aumento, não houve qualquer mudança no visual, motor ou equipamentos. O reajuste é puramente de preço, acompanhando a tendência de valorização da linha da Volkswagen no mercado nacional.

🚗 Nivus GTS encosta em SUVs médios

A versão GTS, topo de linha e com apelo esportivo, agora custa praticamente o mesmo que alguns SUVs médios.
Com pintura metálica e rodas aro 18 opcionais, o Nivus GTS chega à casa dos R$ 189 mil, o que o coloca lado a lado com o Toyota Corolla Cross XR 2026, vendido na mesma faixa.

Para se ter ideia, o Nivus GTS já é R$ 20 mil mais caro que um Jeep Compass Sport e apenas R$ 6 mil mais barato que o Caoa Chery Tiggo 8 Pro, que tem motor 1.6 turbo e sete lugares.

⚙️ Motores e desempenho

As versões Sense, Comfortline e Highline mantêm o conhecido motor 1.0 200 TSI turboflex de três cilindros, com 116 cv na gasolina e 128 cv no etanol, além de 20,4 kgfm de torque.
O câmbio é automático de seis marchas, e o desempenho é razoável: 0 a 100 km/h em cerca de 10 segundos, com máxima de 192 km/h (etanol).

Já o Nivus GTS parte para outro patamar. Ele traz o motor 1.4 250 TSI, de 150 cv e 25,5 kgfm, também com transmissão automática de seis marchas. O desempenho melhora consideravelmente: 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e velocidade máxima de 206 km/h.

🎛️ Equipamentos de série

Nivus Sense

Mesmo na configuração de entrada, o SUV já oferece:

  • 6 airbags, ar-condicionado, piloto automático, multimídia VW Play de 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio,

  • painel digital de 8”, frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão frontal, sensores traseiros de estacionamento,

  • faróis e lanternas em LED, rodas de aço aro 16, volante multifuncional e retrovisores elétricos com tilt-down.

Nivus Comfortline

Ganha piloto automático adaptativo (ACC), chave presencial, carregador de celular por indução, ar digital automático, câmera de ré, paddle-shifts, rodas de liga-leve aro 16, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, e acabamento mais refinado.

Nivus Highline

A mais equipada das versões 1.0 traz:

  • bancos em couro sintético, retrovisores com rebatimento elétrico, retrovisor interno fotocrômico,

  • painel digital de 10,2”, grade iluminada em LED, sensor de chuva e crepuscular, rodas diamantadas aro 17, detector de fadiga e sensores dianteiros de estacionamento.

Nivus GTS

A versão esportiva se diferencia por:

  • motor 1.4 turbo, alerta e assistente de permanência em faixa, monitores de ponto-cego,

  • Park Assist (estacionamento semiautônomo), seletor de modos de condução, bancos esportivos exclusivos, pedaleiras metálicas e acabamento interno escurecido.

🧭 Um SUV pequeno com preço de médio

O Nivus é um sucesso comercial desde o lançamento, mas os recentes aumentos o colocam em um território complicado.
Com preços próximos de SUVs médios, ele começa a disputar espaço com carros maiores e mais potentes.

Mesmo assim, o modelo mantém sua boa aceitação graças ao design esportivo, ao pacote tecnológico e à dirigibilidade equilibrada — virtudes que o tornaram um dos SUVs compactos mais desejados do país.

🔚 Conclusão

O VW Nivus 2026 chega ao mercado sem novidades visuais ou mecânicas, mas com preços significativamente mais altos. A estratégia da Volkswagen parece apostar no prestígio da marca e na tecnologia embarcada, mas coloca o SUV em um segmento onde o consumidor começa a questionar custo-benefício.

Com o GTS já encostando no preço de um Corolla Cross, o Nivus continua estiloso e moderno — só que agora, bem mais salgado no bolso. 💸

Postagem Anterior Próxima Postagem