Carro mais rápido do mundo, BYD elétrico de R$ 13 milhões vem ao Brasil

 

Yangwang U9 Xtreme tem quatro motores elétricos, 2.978 cv de potência e apenas 30 unidades.

foto: Divulgação\ Autoesporte


Há pouco mais de uma semana, a BYD anunciou que o supercarro elétrico Yangwang U9 Xtreme quebrou o recorde de velocidade para modelos com produção em série, alcançando insanos 496,2 km/h. Eis que a marca confirmou que uma das 30 unidades que serão produzidas está destinada ao Brasil.Há pouco mais de uma semana, a BYD anunciou que o supercarro elétrico Yangwang U9 Xtreme quebrou o recorde de velocidade para modelos com produção em série, alcançando insanos 496,2 km/h. Eis que a marca confirmou que uma das 30 unidades que serão produzidas está destinada ao Brasil.

A informação foi confirmada pelo vice-presidente da BYD do Brasil, Alexandre Baldy, ao site Terra. Segundo o executivo, o nome do comprador do veículo será anunciado ainda em outubro. É possível que mais de uma pessoa esteja interessada no modelo. Porém, não há outras notícias oficiais a respeito da identidade do possível futuro dono do supercarro.

Autoesporte apurou que o modelo, no entanto, não deve desembarcar no Brasil tão cedo. É possível que a entrega aconteça só em 2026.

Um “detalhe” sobre o U9 Xtreme é o preço. De acordo com a própria BYD, o modelo tem custo estimado de US$ 2,5 milhões, ou R$ 13,4 milhões, na conversão livre do dia. Ou seja, além de ser o carro mais rápido do mundo, o elétrico chinês também estaria entre os mais caros do Brasil.

Recorde na “casa” dos rivais

A maior credencial do supercarro elétrico chinês é ter desbancado o Bugatti Chiron Super Sport, que ocupava o posto de veículo de produção mais rápido do mundo desde 2019, após atingir 490,4 km/h em um campo de provas do Grupo Volkswagen na Alemanha.

Eis que a BYD levou o Yangwang U9 Xtreme para o mesmo país europeu para realizar a façanha. Ao volante, o experiente piloto alemão Marc Basseng. Ele acelerou em um autódromo oval com 12 km de extensão, onde as curvas são de até 49,7° — o que permite que o veículo atinja um resultado próximo de suas capacidades máximas.


Basseng, inclusive, afirmou que o carro elétrico poderia atingir e até superar a barreira dos 500 km/h. Ele optou por tirar o pé do acelerador enquanto o velocímetro marcava 496,2 km/h por achar que se tratava de uma manobra arriscada.

Recordista de velocidade também se destacou em Nürburgring — Foto: Divulgação
Recordista de velocidade também se destacou em Nürburgring — Foto: Divulgação

O novo Yangwang U9 Xtreme — abreviado como U9X — tem uma fórmula impetuosa para superar o Bugatti. Seus quatro motores elétricos entregam nada menos que 2.978 cv, mais que o dobro do modelo “civilizado”. Completam o conjunto a plataforma de 1.200 volts (no U9 normal são 800 volts) e as baterias Blade de alta densidade.

Motor elétrico pode girar a 30.000 rpm. É o melhor resultado do segmento dos elétricos — Foto: Divulgação
Motor elétrico pode girar a 30.000 rpm. É o melhor resultado do segmento dos elétricos — Foto: Divulgação

Os motores elétricos podem girar a 30.000 rpm, sendo os mais rápidos já registrados em um carro da categoria até o momento. Todavia, se engana quem pensa que o U9X é um esportivo para andar somente em linha reta, pois ele completou uma volta no circuito de Nürburgring em 6:59.157.

Isso porque o modelo ainda oferece um moderno sistema de vetorização de torque que atua sobre os quatro motores. De tal forma, além de permitir a entrega instantânea da força, reduz a chance dos pneus derraparem ou escorregarem em acelerações abruptas.

Suspensão e pneus foram trabalhados para entregar o melhor desempenho em pista — Foto: Divulgação
Suspensão e pneus foram trabalhados para entregar o melhor desempenho em pista — Foto: Divulgação

Indo além, a moderna suspensão que também faz o esportivo “pular” pode aplicar pressão bidirecional para equilibrá-lo. Este sistema atua em curvas rápidas com ângulos agudos e durante as frenagens. Melhorando a estabilidade, os pneus são do tipo semi-slick, calçados em rodas de 20 polegadas.

 Nada de tela giratória; no BYD U9, ela é pequena e fica apenas na vertical — Foto: Divulgação
Nada de tela giratória; no BYD U9, ela é pequena e fica apenas na vertical — Foto: Divulgação

Fonte: autoesporte



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