Corolla Cross e Corolla terão a produção retomada em novembro, mas SUV compacto continua sem prazo definido para início das vendas no país.
foto: Divulgação: autoesporte A Toyota anunciou na sexta-feira (3) que irá retomar gradualmente a produção no país a partir de novembro. A fabricante irá focar inicialmente nos modelos Corolla e Corolla Cross, que já sofrem, conforme antecipado por Autoesporte, com a falta de estoque nas revendas. Mas e quanto ao Yaris Cross? Apontado há muito como um dos produtos mais importantes da Toyota para a nossa região, o SUV compacto segue sem prazo definido para início das vendas no país. Em comunicado, Evandro Maggio, presidente da montadora para o Brasil, garantiu que a empresa continua "se preparando" para a eventual chegada do modelo, e que a "data do seu lançamento será informada em breve". |
Este atraso, bom frisar, é motivo de infortúnio. Ocorre por conta da microexplosão que danificou a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP). Isso porque a unidade estava em preparativos finais para iniciar a produção de uma evolução do motor 1.5 que equipará as versões flex do Yaris Cross e também era vista como responsável por montar o sistema elétrico do conjunto motriz híbrido flex que empurrará as versões de topo do SUV compacto.
![]() No comunicado à imprensa, Maggio revelou que a Toyota trabalha atualmente em Porto Feliz a fim de "priorizar a análise da condição dos equipamentos e sua transferência temporária para outras localidades". Ou seja, há a possibilidade de que o motor do Yaris Cross seja feito em outra unidade da empresa no Brasil ao menos em caráter temporário. Autoesporte apurou ainda que a fabricante não descarta a possibilidade de importar o conjunto. |
Este, contudo, não é o primeiro atraso no lançamento do Yaris Cross em 2025. A expectativa inicial era de que o modelo chegasse em março. Depois, o prazo foi para julho e, na sequência, a Toyota postergou a apresentação oficial para outubro. O principal motivo dos adiamentos eram as obras na fábrica de Sorocaba (SP), onde o SUV compacto será feito.
Agora, com o infeliz ocorrido em Porto Feliz, a montadora teve novamente de rever o cronograma de produção, bem como de início da comercialização do Yaris Cross no Brasil. Embora a Toyota esconda o jogo, as chances do modelo chegarem ainda este ano são pequenas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2025/a/8/rVZSEpTLK2sLwbouLSfg/toyotaportofeliz.jpg)
O grande trunfo, apesar da chegada tardia, será a oferta da já citada opção híbrida plena (HEV), que, caso os planos não mudem, irá estrear o inédito conjunto formado pelo motor 1.5 aspirado flex com um elétrico. Além disso, o Yaris Cross conta com a grife Toyota para ter bom desempenho em vendas no Brasil.
Ademais, para mitigar o acabamento interno mais simples, o SUV virá com central multimídia flutuante com conexão para Android Auto e Apple CarPlay que dispensa fio, quadro de instrumentos parcialmente digital e freio de estacionamento eletrônico. O teto solar panorâmico poderá ainda dar um charme ao Yaris Cross.
O modelo também promete fazer bonito no quesito segurança. Deve trazer seis airbags, sensor de estacionamento e parte do pacote TSS (Toyota Safety System), com frenagem autônoma emergencial, alerta de ponto cego e alerta de evasão de faixa.
Fonte: Autoesporte