Marca chinesa também colocou no ar site e perfis em redes sociais; linha terá outros dois modelos mais baratos que devem concorrer com BYD e outras chinesas.
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Após Zeekr, Omoda Jaecoo, GAC e Geely estrearem no Brasil em um período de um ano, mais uma fabricante de carros da China se prepara para iniciar as operações em nosso mercado. É a MG, marca do grupo Saic, um dos maiores do país asiático. Postagens em redes sociais mostram que já há dezenas de veículos desembarcados no Brasil. Pelas imagens, é possível ver apenas o Cyberster. Mas a linha será maior.
Outro indício de que a operação está muito próxima de seu início é que a MG acaba de colocar no ar site oficial e perfil nas redes sociais. Além disso, deu alguns “spoilers” dos produtos que serão vendidos no Brasil. Inicialmente, a linha será composta por três modelos elétricos, incluindo um esportivo de mais de 500 cv.
O início das operações ainda não foi divulgado, mas deve acontecer nos próximos meses. Vale lembrar que a MG está confirmada no Salão do Automóvel, no final de novembro. É possível que as lojas abram dias antes, para que o público do evento possa conhecer melhor os modelos.
Quais são os carros
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Em julho, a MG já havia dado indícios dos modelos que venderia no Brasil. Isso porque a marca homologou o trio formado por MG4, MGS5 e Cyberster no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.
Agora, com site e redes sociais, a marca já trabalha na divulgação dos produtos. O que recebe maior atenção é exatamente o esportivo conversível Cyberster, o único com informações técnicas disponíveis.
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A versão escolhida para o Brasil é a mais potente. São 510 cv, suficientes para levar o modelo aos 100 km/h em 3,2 segundos, tempo mais rápido que um Porsche 911 Carrera S, por exemplo. No Inmetro, a autonomia das baterias de 77 kWh é de 342 km.
O Cyberster foi apresentado em 2023 e se destaca pelo design agressivo, incluindo as chamativas portas com abertura vertical, do tipo tesoura. Ao todo, mede 4,53 metros de comprimento, 1,91 m de largura, 1,32 m de altura e 2,69 m de distância entre-eixos.
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Na cabine, tem um conjunto de quatro telas, sendo que três delas servem como quadro de instrumentos. Uma quarta, vertical, fica no console central.
Outros modelos
Além do Cyberster, a marca chinesa vai vender o SUV médio MGS5 e o hatch médio MG4. Há um ponto curioso nas comunicações da marca, no entanto. O banner apresentado no site mostra a geração anterior do MG4.
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Com nova geração recentemente apresentada no mercado internacional, o MG4 cresceu em relação à linhagem anterior e agora tem 4,39 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,55 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos. Para efeito de comparação, o modelo antigo possuía 4,28 m, 1,83 m, 1,51 m e 2,70 m, respectivamente. Já o peso foi reduzido, caindo de 1.620 kg para aproximadamente 1.485 kg.
Segundo o registro do Inmetro, o MG4 será vendido no Brasil nas versões Comfort e Luxury, com opção de tração 4x4. Todas terão em comum a bateria de lítio-ferro-fosfato com 64 kWh de capacidade.
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O órgão revela que a autonomia será de 364 km na opção com tração simples e 279 km com tração integral. A potência do motor não foi revelada, mas, no exterior, a MG divulga 163 cv.
Já o MGS5 também foi apresentado recentemente no exterior. O SUV mede 4,48 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,62 m de altura e 2,73 m de distância entre-eixos. Ou seja, tem porte similar ao de um Toyota Corolla Cross, por exemplo. O porta-malas tem em torno de 460 litros de capacidade.
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Para o Brasil, onde já foi flagrado em testes, será vendido nas versões Comfort e Luxury, sempre com bateria de 62 kWh de capacidade. A tabela do PBEV revela autonomia de 351 km nos dois casos. Na China, o modelo tem motor elétrico com 170 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Resta saber se os números serão os mesmo por aqui. Brigará com o BYD Yuan Plus e companhia.
Volta ao Brasil
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Leitores com boa memória vão se recordar que a MG já esteve no Brasil. Foi entre 2011 e 2013, quando foi representada pela importadora Forest Trade.
Apesar de ter sido fundada e ter sede na Inglaterra, há quase 20 anos a MG faz parte do grupo Saic, gigante chinesa que também é dona da marcas Maxus. Fora isso, é parceira de Volkswagen e Chevrolet na China.
O retorno ao Brasil, feito por meio de operação própria, sem parceiros, acontece após cerca de dois anos de especulações. No entanto, ainda não há muitas informações sobre rede de concessionários ou posicionamento de preços dos produtos.
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