O Citroën Basalt, recém-lançado SUV compacto da marca francesa, foi avaliado pelo Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) e obteve nota zero em segurança, conforme resultado divulgado nesta terça-feira (14). O desempenho é considerado alarmante, já que o modelo não conquistou nenhuma estrela em um total de cinco possíveis.
Segundo o relatório do Latin NCAP, o Basalt — equipado com apenas quatro airbags — registrou 39% de proteção para ocupantes adultos, 58% para crianças, 53% para pedestres e 35% em assistência à segurança. O documento destacou que, embora a proteção à cabeça e ao pescoço de motorista e passageiro tenha sido boa, a segurança no peito do motorista foi marginal e insuficiente para o passageiro.
A estrutura do habitáculo também foi classificada como instável e incapaz de suportar maiores impactos. No teste lateral, os resultados foram melhores, com boa proteção para cabeça, pelve, peito e abdômen. Já no ensaio de whiplash (movimento brusco da cabeça), o assento apresentou apenas proteção marginal.
O Basalt não oferece tecnologias consideradas essenciais pelo Latin NCAP, como frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e limitador de velocidade.
Resposta da Stellantis
Em nota, a Stellantis, grupo que controla a Citroën, afirmou manter “compromisso com a segurança veicular” e ressaltou que todos os modelos vendidos na América do Sul “atendem às regulamentações nacionais e internacionais”. A empresa destacou ainda que realiza testes no Safety Center de Betim (MG), considerado o mais moderno do hemisfério sul, e que a plataforma CMP do Basalt oferece “carroceria robusta e proteção sólida ao habitáculo”.
A fabricante também frisou que não financia nem patrocina os testes realizados pelo Latin NCAP.
Equipamentos e versões
O Citroën Basalt é oferecido em duas motorizações:
1.0 Firefly aspirado (até 75 cv e 10,7 kgfm, câmbio manual de cinco marchas);
1.0 turbo T200 (até 130 cv e 20,4 kgfm, câmbio CVT com sete marchas simuladas).
Mesmo na versão básica, o SUV traz quatro airbags, câmera de ré, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração (ESC/ASR), ABS, EBD e monitoramento de pressão dos pneus. Itens como piloto automático e sensores de estacionamento aparecem apenas nas versões topo de linha.
Preços sugeridos:
Basalt Feel 1. MT – R$ 93.990
Basalt Feel 1.0 Turbo 200 – R$ 108.990
Basalt Shine Turbo 200 – R$ 113.990
Basalt Dark Edition Turbo 200 AT – R$ 114.990
Hyundai Tucson é destaque com cinco estrelas
Enquanto o modelo da Citroën fracassou nos testes, o novo Hyundai Tucson obteve nota máxima (cinco estrelas) no mesmo protocolo. Produzido na Coreia do Sul e na República Tcheca, o SUV registrou 84% de proteção para adultos, 92% para crianças, 75% para pedestres e 96% em assistência à segurança.
O Tucson oferece seis airbags, limitador de velocidade e tecnologias avançadas, como frenagem automática de emergência e assistente de faixa — disponíveis como opcionais. A nova geração do SUV deve chegar ao Brasil em 2026.
