A Fiat avança em ritmo acelerado nos preparativos para lançar a nova geração do Fastback, um dos SUVs mais importantes de sua gama no Brasil. De acordo com informações apuradas por Autoesporte junto a fontes ligadas à montadora, a produção em série do modelo está programada para o último trimestre de 2026, na fábrica de Betim (MG). O ançamento oficial deve ocorrer entre o fim de 2026 e o início de 2027.
Antes disso, o Fastback 2027 será apresentado ao público no segundo trimestre de 202, em evento que marcará o início da nova fase da marca no país. A novidade integra o plano da Fiat de lançar cinco novos veículos até 2030, todos baseados na plataforma Smart Car, uma arquitetura de baixo custo já utilizada por outras marcas do grupo Stellantis, como Peugeot e Citroën.
Novo design e mais espaço interno
A segunda geração do Fastback adotará a nova identidade visual da Fiat, que estreou no Grande Panda, lançado recentemente na Europa. O SUV cupê trará linhas mais modernas e futuristas, mantendo a pegada esportiva característica do modelo. Destaque para o teto com caimento acentuado, o capô alto e plano, e os faróis com assinatura luminosa exclusiva.
A traseira também deve passar por mudanças significativas: a placa de identificação será deslocada para o para-choque, e versões mais completas poderão contar até com logotipo iluminado, recurso antecipado no conceito apresentado em 2024.
Com a adoção da nova plataforma, o Fastback ficará mais espaçoso internamente, especialmente no banco traseiro. A *distância entre-eixos deve aumentar de 2,53 para cerca de 2,60 metros, podendo chegar aos 2,64 m — mesma medida do SUV Basalt, com o qual o novo Fastback compartilhará vários componentes.
Motor híbrido leve e versão Abarth confirmada
O novo Fastback será equipado com o motor 1.0 GSE T3 turbo flex híbrido leve de 12V, o mesmo utilizado nas linhas mais recentes do Fastback atual e do Pulse. O câmbio CVT de sete marchas simuladas também será mantido.
O conjunto T200 Hybrid combina o propulsor 1.0 turbo flex de três cilindros, com 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, ao sistema elétrico BSG de 12V, responsável por reduzir consumo e emissões.
Já as versões mais potentes, como a Abarth, devem adotar o motor 1.3 turbo flex de 185 cv, reforçando a proposta esportiva da linha.
Com design atualizado, tecnologias inéditas e um conjunto mecânico eficiente, o novo Fiat Fastback 2027 chega com a missão de reafirmar o sucesso do SUV cupê no mercado brasileiro e manter a Fiat entre as líderes em vendas de veículos de passeio no país.
