GAC transforma fábrica em referência global de inovação e sustentabilidade na China

A China abriga mais de 100 marcas de automóveis e centenas de fábricas, variando entre processos altamente automatizados e operações com maior uso de
mão de obra. No entanto, apenas uma delas conquistou o título de “fábrica farol”, concedido pelo Fórum Econômico Mundial por suas práticas modernas e sustentáveis. Trata-se da unidade da GAC, em Guangzhou, responsável pela produção dos modelos elétricos das submarcas Aion e Hyptec.

A Autoesporte visitou a chamada Lighthouse Factory, considerada o padrão de referência para a indústria 4.0 no setor automotivo. O complexo adota mais de 40 conceitos da quarta revolução industrial, combinando automação e inteligência artificial (IA) para agilizar a produção e reduzir impactos ambientais.

Com cerca de 2 mil funcionários, a fábrica adota medidas que vão desde ajustes ergonômicos nas esteiras de montagem até a completa digitalização dos processos, substituindo o papel por telas de informação espalhadas pelo local. O abastecimento das estações de trabalho é feito de forma autônoma, controlada por IA, o que elevou em 67% a eficiência da distribuição de materiais e reduziu em igual proporção o tempo de preparação da linha para diferentes modelos. O resultado é uma impressionante capacidade de personalização: mais de 100 mil combinações possíveis entre versões, cores e equipamentos.

O ritmo de produção também impressiona. Inicialmente, um carro era finalizado por minuto. Hoje, o ciclo foi reduzido para apenas 53 segundos, após ajustes que envolveram 500 trabalhadores e 220 estações.

Outro destaque é o pioneirismo ambiental. Em 2023, a GAC anunciou que a unidade se tornou a primeira do país a alcançar neutralidade de carbono, graças à adoção de painéis fotovoltaicos e ao uso de energia limpa. Estima-se que 55 mil toneladas de CO₂ deixaram de ser emitidas desde então. As placas solares instaladas no teto suprem metade da energia necessária à operação.

Atualmente, a planta produz os modelos Aion V e Hyptec HT, ambos vendidos no Brasil, além do recém-lançado Hyptec HL e do superesportivo SSR, montado em uma linha especial com processos quase artesanais. A capacidade anual é de 200 mil veículos, apoiada por 300 robôs que realizam tarefas como montagem de bancos e fixação de vidros.

Com área total de 80 mil m², o complexo é compacto, com setores de estamparia, pintura, montagem e instalação de baterias organizados lado a lado. Inaugurada em 2018, é a mais nova e moderna unidade da GAC em Guangzhou — fabricante que também produz veículos para Honda e Toyota, em outras plantas espalhadas pela China.

Além da eficiência, o ambiente impressiona pelo design limpo e futurista. Logo na entrada, há um showroom com os principais modelos e um painel que exibe, em tempo real, dados de 600 mil veículos conectados da marca — parte de uma frota global de 1,8 milhão de unidades. O sistema monitora a quilometragem e identifica eventuais falhas nas baterias.

O sucesso da Lighthouse Factory levou a GAC a replicar o conceito em outras unidades, como a inaugurada recentemente na Tailândia. Com os investimentos bilionários já anunciados e planos de produção no Brasil, a chegada de uma fábrica com o mesmo padrão tecnológico e sustentável ao país parece uma questão de tempo.
Postagem Anterior Próxima Postagem