A Geely prepara sua entrada definitiva no segmento dos híbridos plug-in no Brasil. Após lançar o SUV elétrico EX5 e confirmar a chegada do EX2, a marca chinesa vai estrear com o Galaxy Starship 7, modelo já registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e recentemente flagrado em testes no país. O lançamento deve ocorrer nos próximos meses e reforça a ofensiva da fabricante contra BYD e GWM.
SUV de porte e desempenho
Com 4,74 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,75 m de entre-eixos, o Galaxy Starship 7 tem porte semelhante ao do EX5, mas é mais longo. O SUV competirá diretamente com BYD Song Plus, GWM Haval H6 PHEV e Jaecoo 7, todos híbridos plug-in — ou seja, com possibilidade de recarga na tomada.
O conjunto mecânico pertence à família NordThor de segunda geração, batizada de EM-i, e combina um motor 1.5 aspirado (111 cv e 13,9 kgfm) com um motor elétrico, totalizando 217 cv e 26,7 kgfm de torque. A eficiência térmica do propulsor a combustão é de 46,5%, índice superior ao sistema DM-i 5.0 da BYD (46,1%).
Tecnologia e autonomia
O modelo conta ainda com a inteligência artificial NordThor, capaz de identificar hábitos de condução, relevo e condições de tráfego para otimizar o uso dos motores elétrico e a combustão, buscando o melhor equilíbrio entre desempenho e economia.
No mercado internacional, o SUV é oferecido com duas opções de bateria:
8,5 kWh, que garante até 55 km no modo 100% elétrico;
19,09 kWh, com autonomia de até 120 km sem uso do motor a combustão.
Ambas são feitas de fosfato de ferro-lítio (LFP) e seguem o padrão chinês CLTP de medição. A autonomia total combinada pode chegar a 1.420 km, segundo a Geely.
O Galaxy Starship 7 oferece carregamento rápido de até 36 kW, recarregando de 30% a 80% em apenas 20 minutos, além da função V2L (Vehicle-to-Load), que permite usar a bateria do veículo como fonte de energia para equipamentos externos.
Com o novo SUV, a Geely amplia sua presença no país e se posiciona como mais uma concorrente de peso no crescente mercado brasileiro de híbridos plug-in, dominado atualmente por marcas chinesas.
