A fabricante MG Motor, controlada pela gigante chinesa SAIC, confirmou seus planos de retorno ao mercado brasileiro, desta vez com operação direta da matriz. A marca, que já atua em países vizinhos como Chile e Argentina, anunciou que pretende abrir 24 concessionárias até o final de 2025, em parceria com 12 grupos locais distribuídos pelas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
Segundo Frederico Geraldino, Head de Desenvolvimento de Rede da MG Motor no Brasil, o foco inicial será na construção de uma base sólida de atendimento e pós-venda.
“Ter uma rede de lojas em cidades estratégicas é um diferencial para o sucesso da relação de longo prazo que estamos começando a construir com o Brasil. A abertura das primeiras concessionárias em 2025 é um marco importante da nossa história no país”, afirmou.
A empresa também divulgou que, até o fim de 2026, a meta é chegar a 70 concessionárias em operação, consolidando sua presença nacional e oferecendo uma nova alternativa entre as marcas de origem chinesa que vêm ganhando espaço no mercado brasileiro.
Três modelos já identificados no Inmetro
Embora a MG ainda não tenha divulgado oficialmente os modelos que serão lançados no Brasil, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro já revelou dados de consumo e autonomia de três veículos da marca: MG4, MG5 e Cyberster.
O MG4 é um SUV médio elétrico com proposta esportiva, medindo 4,39 m de comprimento e oferecendo versões com até 364 km de autonomia. Seu motor entrega 163 cv, e o modelo deve concorrer com SUVs elétricos como BYD Dolphin e Volvo EX30.
Já o MG5 é um hatch médio elétrico, com autonomia de 351 km e motor de 170 cv, voltado para quem busca desempenho e eficiência em um formato mais compacto.
O destaque, no entanto, é o Cyberster, esportivo conversível que atuará como carro de imagem da marca no país. O modelo traz design arrojado com portas tipo “tesoura”, motor de 510 cv e bateria de 77 kWh, que proporciona autonomia de 342 km no ciclo do Inmetro.
Retorno com operação direta
A MG já teve passagem discreta pelo Brasil entre 2011 e 2013, com importação feita por uma representante independente. Agora, com a presença direta da SAIC, a marca retorna em condições muito mais robustas, apostando no avanço dos veículos elétricos e na crescente aceitação das marcas chinesas no país.
A chegada da MG amplia a disputa no segmento de elétricos e híbridos, onde marcas como BYD, GWM e Chery vêm registrando forte crescimento e investimento em produção local.