A Toyota está em contagem regressiva para lançar a nova geração da Hilux, que completa dez anos de mercado com a atual plataforma. A picape média, uma das mais vendidas do Brasil, já teve detalhes de design e interior vazados, revelando mudanças importantes que marcam uma profunda reestilização, e não uma substituição completa de base.
Painel inspirado na Tacoma e interior mais refinado
De acordo com patentes registradas na Austrália, o painel da nova Hilux será inspirado na Tacoma, sua “irmã maior” nos Estados Unidos. O layout interno será dividido em dois níveis, com central multimídia de 10 polegadas posicionada no topo, acima das saídas de ar-condicionado. O sistema traz botões físicos nas laterais, preservando a ergonomia tradicional da Toyota, mas sem controle giratório de volume.
O cluster digital deve substituir o painel analógico, e o console central aparece mais volumoso, com comandos físicos para o ar-condicionado. Um detalhe curioso é o acabamento em tom vinho, que indica se tratar da versão topo de linha, provavelmente com materiais suaves ao toque e porta-copos refrigerados.
Plataforma IMV será mantida
Apesar do visual atualizado, a Toyota manterá a plataforma IMV, utilizada desde 2015. A carroceria, porém, será redesenhada, com novas linhas externas e um interior totalmente revisado.
Internamente, o projeto é identificado pelo código 581D, substituindo o antigo 640X. O formato da cabine não mudará drasticamente, mas o design e a tecnologia embarcada prometem um salto em relação ao modelo atual.
Motor híbrido leve com 204 cv
A grande novidade mecânica é a adoção de um sistema híbrido leve (MHEV) de 48V, que combina o conhecido motor 2.8 turbodiesel de 204 cv com um motor elétrico de 16 cv. Esse pequeno propulsor elétrico substitui o alternador e o motor de partida, auxiliando nas baixas rotações e melhorando o torque em regimes abaixo de 1.000 rpm.
O conjunto deve manter o torque máximo de 50,9 kgfm entre 1.600 e 2.800 rpm, mas promete respostas mais rápidas e eficiência aprimorada. Além disso, o câmbio automático de seis marchas dará lugar a uma nova transmissão de oito velocidades, alinhando a picape às configurações dos SUVs e picapes mais modernos da marca, como o Land Cruiser.
Quando chega ao Brasil
A nova Hilux será apresentada oficialmente no fim de 2025 no Sudeste Asiático e na Oceania, regiões onde o modelo é produzido — especialmente na Tailândia.
Segundo apuração da Autoesporte, o processo de homologação no Brasil começará em fevereiro de 2026, com lançamento previsto para o último trimestre do mesmo ano.
O modelo destinado ao mercado brasileiro continuará sendo fabricado em Zárate, na Argentina, e deverá chegar com as mesmas configurações híbridas globais, mantendo sua robustez e apostando em tecnologia para enfrentar rivais como a Chevrolet S10, Ford Ranger e VW Amarok.