O Honda WR-V está de volta ao mercado brasileiro com uma nova geração completamente redesenhada. O SUV, que anteriormente compartilhava a base e o visual com o Fit, agora adota um estilo próprio e mais imponente, deixando para trás o ar de hatch elevado que marcou sua primeira fase. Produzido em Itirapina (SP), o modelo chega em duas versões: EX, por R$ 144.990, e EXL, por R$ 149.990.
O design é um dos pontos de maior destaque. A carroceria ganhou linhas retas e robustas, com uma ampla grade dianteira composta por elementos retangulares, reforçando o aspecto de SUV urbano. O WR-V também cresceu: agora mede 4,32 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,65 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. O porta-malas passou a oferecer 458 litros, um aumento de 95 litros em relação à geração anterior.
Sob o capô, o novo WR-V mantém o conhecido motor 1.5 DI i-VTEC flex aspirado de quatro cilindros, com até 126 cv de potência e 15,8 kgfm de torque. O câmbio é automático do tipo CVT, com simulação de sete marchas. Segundo dados do Inmetro, o consumo é de 8,2 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada com etanol; com gasolina, as médias sobem para 12,0 km/l e 12,8 km/l, respectivamente.
Por dentro, o SUV apresenta um interior renovado, embora mantenha uma proposta mais conservadora. O painel de instrumentos digital de 7 polegadas é acompanhado por uma central multimídia de 10” com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Há, porém, algumas limitações: todas as entradas são USB do tipo A, e os passageiros do banco traseiro contam apenas com uma saída de ar-condicionado e uma tomada de 12V.
O WR-V retorna após um hiato de quatro anos. A primeira geração foi descontinuada em 2022, após vendas abaixo do esperado — seu melhor desempenho foi em 2017, com 15.353 unidades emplacadas. Agora, com o novo projeto, a Honda espera reposicionar o SUV como um de seus modelos mais vendidos no país, apostando em visual renovado, mais espaço interno e uma mecânica conhecida por sua confiabilidade.