Conhecida aqui pelos seus SUVs híbridos, a chinesa GWM tem bastante experiência também como fabricante de picapes movidas a diesel. Sabendo disso, já fica mais fácil entender por que a marca resolveu apostar em mais esse segmento no Brasil. Na verdade, lançar uma picape diesel aqui é estratégico para a GWM neste momento, pois abre portas para falar com outro tipo de consumidor, aquele que está no interior do país, como o que trabalha no campo. Mas a aposta é grande, afinal, veio para encarar concorrentes de peso, como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10, para citar as mais tradicionais.
No Brasil, a Poer P30 conta com duas versões, Trail e Exclusive, que se diferenciam pelo número de recursos de segurança, alguns detalhes visuais e de acabamento. Em medidas, segue o padrão da categoria, com 5,41 metros de comprimento, 1,88 metro de largura, 1,95 metro de altura, e 3,23 de entre-eixos. É equipada com faróis e lanternas de LED, as rodas são de 19” na versão Exclusive e de 18” Trail. As duas versões são equipadas com o motor 2.4 turbodiesel de 184 cavalos e torque de 48,9 Kgfm, e a transmissão é sempre automática de 09 velocidades.
Apesar do motor com potência menor em comparação aos concorrentes diretos, tem como característica positiva a boa entrega de torque em rotações baixas, o que garante retomadas de aceleração ágeis e suficientes para o uso em rotina de trabalho. A aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 11 segundos confirma essa disposição. Oferece ainda tração 4X4 com reduzida e bloqueio de diferencial traseiro, tem capacidade de carga de 1.010 Kg e a caçamba vem com protetor. Pelo ciclo Inmetro, faz médias de 9,5 Km/l na cidade e 10,6 Km/l na estrada.
O conjunto de suspensão segue a receita clássica das picapes médias, com eixo rígido e feixe de molas semi-elípticas na traseira. Vai bem em estrada de terra e tende a pular mais em circuito urbano, pois tem acerto de suspensão um pouco rígido. Mas dentro da cabine, dá pra elogiar o bom isolamento acústico e o conforto geral oferecido até para quem usa a Poer P30 como carro de passeio, com bom espaço para os passageiros traseiros e a ajuda dos bancos alinhados um pouco acima dos dianteiros pra facilitar a posição dos joelhos. Como um reconhecido modelo GWM, vem bem-servida de tecnologia e conectividade.
O painel de instrumentos digital tem 10,3”, a central multimídia conta com uma tela de 14,6”, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, traz acabamento em couro legítimo na versão Exclusive (revestimento sintético na Trail), superfícies macias e também revestidas em couro no painel frontal e nas portas, fechando um pacote sofisticado. É equipada com ar-condicionado automático de duas zonas, bancos com comandos elétricos ventilados e aquecidos, carregamento de celular por indução, câmeras 360° e freio de estacionamento eletrônico.
Um dos seus destaques que realmente pode incomodar a concorrência é a oferta de recursos de segurança. Melhor exemplo é o ADAS nível 2 na versão topo, que reúne itens como controle de velocidade adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência e assistente de saída de faixa. Ponto fraco é a quantidade airbags na versão Trail, com 04 bolsas, enquanto a Exclusive conta com seis.
A GWM chegou ao mercado com preço promocional agressivo, R$ 220 mil na versão Trail e R$ 240 mil na Exclusive. Mas agora já teve a tabela atualizada, em R$ 240 mil e R$ 260 mil respectivamente, valores que ainda a deixam em condição bastante atraente por tudo o que oferece. Para ajudar, tem garantia de fábrica de 10 anos, benefício que, entre os modelos concorrentes, só a Toyota oferece também.
