Com pouco mais de 100 dias de operação, o Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças, desmanche oficial da Stellantis, já apresenta números expressivos. Localizado em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, o espaço foi inaugurado em agosto e, em quatro meses, já desmontou 370 veículos, acumulando cerca de 4 mil peças disponíveis em estoque.
Instalado em uma área de 3 mil metros quadrados, o centro tem capacidade para desmontar mais de 8 mil carros por ano. A iniciativa marca a entrada oficial de uma montadora no mercado brasileiro de comercialização de peças usadas, aproveitando um nicho até então pouco explorado pelas fabricantes.
Mais de 6 mil peças movimentadas
Desde o início das atividades, mais de 6 mil peças passaram pelo estoque do Circular AutoPeças. Deste total, 1,6 mil já foram vendidas, sendo 34% em lojas físicas e 66% por canais digitais, incluindo revendas parceiras.
Parte dos veículos desmontados pertence à própria Stellantis, oriundos de testes e frotas internas, que anteriormente teriam como destino a destruição. A estratégia, além de inédita no país, resultou na geração de 150 empregos diretos, após um investimento de aproximadamente R$ 13 milhões.
Ganhos ambientais
O projeto também apresenta impactos positivos na área ambiental. Até o momento, foram 246 toneladas de aço e alumínio recicladas, 16 toneladas de plástico reaproveitadas e 1 tonelada de cobre recuperada.
Segundo a Stellantis, 100% dos materiais dos veículos desmontados são reaproveitados, incluindo fluidos, óleos, combustíveis e matérias-primas metálicas. “Hoje, todo o material é reinserido na cadeia produtiva de forma controlada e sustentável”, afirma Alexandre Aquino, vice-presidente de Economia Circular da Stellantis para a América do Sul.
Como funciona o desmanche
Os veículos chegam ao centro, em sua maioria, por meio de leilões, e passam por um processo totalmente regulamentado. A primeira etapa ocorre na área de descontaminação, onde são retirados óleos, combustíveis e outros fluidos, minimizando riscos ambientais.
Em seguida, os automóveis seguem para a linha de desmontagem, onde técnicos especializados avaliam as condições gerais do veículo e de cada componente. As peças consideradas aptas são separadas para reuso ou remanufatura.
Antes de chegarem ao mercado, os componentes passam por limpeza com produtos biodegradáveis e recebem identificação individual, com classificação técnica, valor de mercado e etiqueta de rastreabilidade emitida pelo Detran, garantindo procedência legal.
Cada veículo desmontado é vinculado a uma carteira de desmonte, que pode reunir até 49 grupos de peças, com rastreamento completo sobre a origem, o processo e o responsável pelo desmonte.
Além de cumprir todas as exigências legais, a Stellantis utiliza um sistema próprio de codificação e controle de qualidade. A expectativa do grupo é lançar, em breve, um e-commerce exclusivo do Circular AutoPeças.