O IPVA 2026 em São Paulo confirma mais uma vez o peso do imposto para os proprietários de veículos, especialmente os de alto luxo, esportivos e modelos exclusivos. Mesmo sem alteração nas alíquotas, a valorização do valor venal de diversos veículos fez disparar o montante a ser pago no próximo ano.
O imposto estadual continua sendo calculado com base na tabela oficial da Secretaria da Fazenda, mantendo as alíquotas de 4% para automóveis e 2% para motocicletas, caminhões, ônibus e micro-ônibus. O resultado é que alguns veículos acabam gerando cifras que impressionam — e superam, em muitos casos, o preço de carros populares zero-quilômetro.
Ferrari lidera entre os automóveis
O maior IPVA de São Paulo em 2026 pertence a uma Ferrari Daytona SP3, ano 2023. Com apenas uma unidade registrada no estado, o superesportivo tem valor venal de R$ 18,29 milhões, o que resulta em um imposto de R$ 731.677,08.
Rolls-Royce é o SUV com maior imposto
Entre SUVs e utilitários, o destaque é o Rolls-Royce Cullinan B, também ano 2023. Avaliado em R$ 7,61 milhões, o modelo gera um IPVA de R$ 304.560,12, refletindo o alto valor de mercado e a exclusividade do veículo.
Caminhão elétrico lidera a categoria
No segmento de caminhões, o maior valor de IPVA em 2026 é do Mercedes-Benz eActros 400, ano 2024. O caminhão elétrico, com uma única unidade registrada em São Paulo, tem valor venal de R$ 1,73 milhão, resultando em imposto de R$ 25.953,95.
Ônibus e micro-ônibus
Entre ônibus e micro-ônibus, o Induscar Millennium ES U, ano 2025, lidera a lista. O modelo possui 59 unidades no estado, cada uma avaliada em R$ 1,99 milhão, com IPVA individual de R$ 39.971,38.
Ducati tem o IPVA mais caro entre as motos
No universo das motocicletas, o maior imposto pertence à Ducati Panigale V4 R, ano 2023. Avaliada em R$ 532.924,00, a moto gera um IPVA de R$ 10.658,48, mostrando que o alto custo também alcança as duas rodas.
Por que o IPVA ficou tão alto?
Mesmo sem aumento de alíquotas, o IPVA 2026 reflete a atualização dos valores venais, que acompanham o mercado. Veículos raros, importados e de produção limitada tendem a manter ou elevar seus preços, impactando diretamente o imposto.
São Paulo concentra a maior frota de veículos do país, e o IPVA segue como uma das principais fontes de arrecadação estadual. Para os proprietários de modelos fora do padrão, o recado é claro: o custo de manter um veículo exclusivo vai muito além do valor de compra.