Teste: novo BMW iX3 antecipa futuro promissor da marca no Brasil e no mundo.

 

A BMW abriu o jogo sobre o futuro da marca com a apresentação do novo iX3, modelo que inaugura a família Neue Klasse, uma nova geração de veículos que vai nortear todos os lançamentos da montadora até 2027. O SUV elétrico, totalmente renovado, foi testado em estradas do Sul da Espanha e chamou atenção pela combinação de autonomia próxima dos 800 km, tecnologia embarcada e dinâmica digna dos tradicionais modelos a combustão da fabricante alemã.

Visualmente, o iX3 segue quase à risca o conceito Vision Neue Klasse X, com grade vertical reduzida, faróis duplos e carroceria marcada por recortes aerodinâmicos que ajudam a alcançar um excelente coeficiente aerodinâmico de 0,24. O SUV mede 4,78 m de comprimento, tem entre-eixos de 2,90 m e porta-malas de 520 litros.

Por dentro, o destaque é o Panoramic Vision, um display de 43 polegadas projetado na base do para-brisa, aliado a uma central multimídia de 17,9”. O ambiente minimalista traz poucos botões físicos, mas mantém comandos essenciais preservados.

Ao volante, o iX3 surpreende. Com dois motores — um síncrono atrás e um assíncrono na dianteira — o SUV entrega 469 cv, 65,7 kgfm de torque e acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. A dirigibilidade é coordenada pelo novo sistema “Heart of Joy”, espécie de supercomputador que integra direção, frenagem regenerativa e tração, deixando o carro mais preciso e natural ao conduzir.

A bateria de 108,7 kWh usa células cilíndricas e faz parte da estrutura do chassi, aumentando a rigidez e refinando o comportamento dinâmico. Em recarga ultrarrápida, o iX3 vai de 10% a 80% em 21 minutos, podendo recuperar até 400 km em 10 minutos.

O pacote de segurança é completo, com assistente de direção de nível 2 funcionando com grande precisão. O modelo também inaugura o conceito de carro definido por software (SDV), recebendo melhorias de desempenho via atualização remota.

Prós
• Dinâmica de referência
• Arquitetura elétrica e eletrônica de última geração

Contras
• Display panorâmico perde visibilidade sob sol forte
• Minimalismo interno pode incomodar alguns usuários

Ficha técnica – BMW iX3 50 xDrive
• Potência combinada: 475 cv
• Torque: 65,8 kgfm
• Autonomia: 805 km (WLTP)
• Bateria: 109 kWh
• Tração integral
• Dimensões: 4,78 m (C); 1,90 m (L); 1,64 m (A)
• Porta-malas: 520 litros
• Peso: 2.360 kg

Postagem Anterior Próxima Postagem