A Volkswagen confirmou que trabalha no desenvolvimento de uma nova plataforma voltada à produção de veículos híbridos nacionais. Batizada internamente de MQB37, a arquitetura será a base da próxima geração de modelos eletrificados da marca fabricados no Brasil, com estreia prevista a partir de 2026.
A MQB37 será uma evolução da atual plataforma MQB-A0, utilizada em modelos como Polo, Virtus, Nivus e T-Cross. A principal diferença está na adaptação estrutural para receber sistemas híbridos, especialmente conjuntos de eletrificação leve e híbridos flex, alinhados à estratégia da montadora para o mercado brasileiro.
A plataforma permitirá a integração de motores elétricos compactos, baterias de baixa e média capacidade e sistemas regenerativos, mantendo a possibilidade de uso de combustíveis renováveis, como o etanol. A estratégia segue a diretriz da Volkswagen de apostar em soluções intermediárias de eletrificação em mercados emergentes.
A nova plataforma também pode servir de base para modelos híbridos voltados ao programa de incentivos à descarbonização, como o Mover, que estimula a produção local de veículos mais eficientes e menos poluentes.
A expectativa é que a adoção da nova plataforma ajude a marca a cumprir metas de emissões, ampliar a competitividade frente a rivais que já avançam na eletrificação e manter o Brasil como um dos principais polos industriais da Volkswagen fora da Europa.
Com a MQB37, a montadora dá um passo decisivo para nacionalizar a tecnologia híbrida, apostando em um caminho gradual de eletrificação adaptado às características do mercado brasileiro.
