| Foto: Divulgação/ Auto esporte |
Com a medida, o Tera MPI teve redução de 2,55% no preço, passando de R$ 108.390 para R$ 105.620, tornando-se ainda mais competitivo no segmento.
Criado para estimular a produção e o consumo de veículos menos poluentes e fabricados no país, o Programa Carro Sustentável concede alíquota zero de IPI a modelos que atendam critérios ambientais, técnicos e produtivos, como baixa emissão de poluentes, reciclabilidade, desempenho estrutural e limitação de peso.
A Volkswagen já participa do programa desde 2025 com outras versões do Polo — Robust, Track e TSI MT. Segundo a montadora, desde a adesão ao projeto, já foram vendidas 45.206 unidades com isenção do imposto.
A expectativa agora é que o Tera se consolide ainda mais no mercado brasileiro. Em 2025, o SUV registrou 48.139 unidades vendidas, ocupando a 17ª colocação no ranking geral da Fenabrave.
Como é o Volkswagen Tera MPI
Produzido em Taubaté (SP), o Tera MPI vem equipado com motor 1.0 aspirado flex, que entrega 77 cv com gasolina e 84 cv com etanol, com torque de 9,4 kgfm e 10,3 kgfm, respectivamente. O câmbio é manual de cinco marchas.
No consumo, o modelo registra 13,2 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, os números são de 9,1 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.
Em dimensões, o Tera mede 4,15 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,50 m de altura, com entre-eixos de 2,57 metros — o mesmo de Polo e Nivus, com os quais compartilha a plataforma MQB A0. O porta-malas tem capacidade para 350 litros e o tanque comporta 49 litros.
Design e equipamentos
O Tera estreia a nova identidade visual da Volkswagen no Brasil, com grade menor e quase fechada, faróis mais estreitos com DRL bipartido e lanternas traseiras interligadas por uma barra em preto brilhante, não iluminada. As rodas da versão MPI são de 15 polegadas.
Na lista de equipamentos, o SUV oferece seis airbags, chave canivete, painel digital de 8 polegadas, central multimídia de 10,1” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado manual, faróis e lanternas em LED, além de rodas de aço com calotas.
Chamam atenção ainda os itens de assistência ao condutor, como frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, piloto automático e sensor de estacionamento traseiro — recursos raros entre os SUVs de entrada.