1. Honda CG 160
Preço de entrada: R$ 15 mil a R$ 18 mil (zero km)
Pontos fortes:
Moto mais vendida do Brasil, referência histórica em durabilidade.
Motor confiável, revisões baratas e rede de assistência ampla.
Consumo médio de 40 a 45 km/l, ideal para uso diário.
Limitações:
Conforto limitado em viagens longas.
Design conservador, sem grandes inovações.
Concorrente direta da CG, com motor robusto e econômico (38 a 42 km/l).
Revisões com preços tabelados, trazendo previsibilidade.
Ergonomia confortável para uso urbano.
Limitações:
Rede de concessionárias menor que a da Honda.
Revenda mais lenta em comparação à CG.

3. Honda Biz 125
Preço de entrada: R$ 14 mil a R$ 16 mil
Pontos fortes:
Limitações:
Rede de concessionárias menor que a da Honda.
Revenda mais lenta em comparação à CG.

3. Honda Biz 125
Preço de entrada: R$ 14 mil a R$ 16 mil
Pontos fortes:
Muito procurada pelo câmbio sem embreagem, prática para iniciantes.
Baixa manutenção e consumo médio de 40 a 45 km/l.
Espaço sob o banco para objetos, ideal para uso urbano.
Limitações:
Potência limitada em rodovias.
Preço inicial acima de outras scooters/cubs pequenas.

4. Yamaha Fazer 250
Preço de entrada: R$ 20 mil a R$ 24 mil
Pontos fortes:
Limitações:
Potência limitada em rodovias.
Preço inicial acima de outras scooters/cubs pequenas.

4. Yamaha Fazer 250
Preço de entrada: R$ 20 mil a R$ 24 mil
Pontos fortes:
Naked acessível e versátil, com motor de 250 cc.
Boa para estrada, ainda assim com manutenção barata para a categoria.
Visual esportivo e moderno.
Limitações:
Consumo menor (28 a 32 km/l).
Seguro e manutenção podem pesar mais que nas 125/150.

5. Honda XRE 190
Preço de entrada: R$ 21 mil a R$ 24 mil
Pontos fortes:
Limitações:
Consumo menor (28 a 32 km/l).
Seguro e manutenção podem pesar mais que nas 125/150.

5. Honda XRE 190
Preço de entrada: R$ 21 mil a R$ 24 mil
Pontos fortes:
Trail acessível, robusta para uso urbano e estradas de terra.
Manutenção barata em comparação às trails maiores.
Boa ergonomia e visual aventureiro.
Limitações:
Consumo intermediário (30 a 35 km/l).
Preço de aquisição mais alto dentro do segmento de entrada.
Comparativo rápido das 5 motos mais econômicas e resistentes
Modelo Preço (zero km) Consumo médio (km/l) Manutenção Estilo / Público-alvo
Limitações:
Consumo intermediário (30 a 35 km/l).
Preço de aquisição mais alto dentro do segmento de entrada.
Comparativo rápido das 5 motos mais econômicas e resistentes
Modelo Preço (zero km) Consumo médio (km/l) Manutenção Estilo / Público-alvo
- Honda CG 160 R$ 15–18 mil 40–45 km/l Muito barata Clássico, uso diário
- Yamaha Factor 150 R$ 14–17 mil 38–42 km/l Barata Urbana, alternativa à CG
- Honda Biz 125 R$ 14–16 mil 40–45 km/l Barata Praticidade, iniciantes
- Yamaha Fazer 250 R$ 20–24 mil 28–32 km/l Média-baixa Jovens, estilo naked
- Honda XRE 190 R$ 21–24 mil 30–35 km/l Média Trail, uso misto