foto: Divulgação: Autoesporte |
A Toyota está prestes a iniciar uma nova fase de produção no Brasil com o lançamento do Yaris Cross nacional, e o SUV já chega com uma novidade importante: o motor 1.5 vai entregar mais potência que o modelo vendido no exterior.
A versão brasileira traz um motor 1.5 com injeção direta, que agora gera 12 cavalos a mais em relação ao conjunto utilizado em outros mercados. O ganho é resultado de um novo ajuste feito pela engenharia da marca, adaptado para o uso do etanol, combustível que favorece o desempenho e é amplamente utilizado no país.
Na prática, o Yaris Cross nacional deverá alcançar até 113 cv de potência combinada na versão híbrida flex, e cerca de 110 cv nas versões apenas a combustão, com torque próximo de 15 kgfm.
Enquanto isso, o modelo europeu utiliza uma configuração híbrida de 116 cv na versão tradicional e 132 cv na linha “Hybrid 130”, mais recente. Ou seja, apesar de o SUV brasileiro não superar as versões top de linha da Europa, o Yaris Cross nacional traz um desempenho mais animado que o visto em outras variantes globais — principalmente graças à calibração voltada ao etanol.
A Toyota reforça que o novo SUV será fabricado em Sorocaba (SP), com previsão de estreia no primeiro semestre de 2025. O projeto marca o início de uma nova era para a montadora no país, que pretende ampliar a produção de veículos híbridos flex, desenvolvidos especialmente para o mercado brasileiro.
Com visual moderno, interior tecnológico e motorização mais eficiente, o Yaris Cross promete chegar para disputar espaço com nomes como o Nivus, Pulse e Fastback, apostando na força da marca japonesa e na confiabilidade mecânica que o consumidor brasileiro já conhece.
E os motores do Toyota Yaris Cross?
Especificações dos motores do Yaris Cross
🇧🇷 Brasil
O Yaris Cross nacional terá duas famílias de propulsor:
Tipo | Motor / Configuração | Potência e Torque estimados | Versões e câmbio |
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Flex aspirado (combustão interna) | Motor 1.5-litro, 4 cilindros, 16 válvulas, ciclo Otto, flex (gasolina + etanol) | → Com etanol: cerca de 110 cv e 14,9 kgfm → Com gasolina: ~ 106 cv e 14,3 kgfm | Versões XR, XRE e XRX; câmbio automático do tipo CVT |
Híbrido flex (motor a combustão + elétrico) | Motor 1.5 de ciclo Atkinson + motor elétrico | Motor a combustão: ~ 92 cv e 12,4 kgfm estimados (com gasolina) Motor elétrico: aproximadamente 81 cv e torque elétrico de ~ 14,4 kgfm Potência combinada: cerca de 113 cv | Variante XRX Hybrid / XRE Hybrid; transmissão e-CVT; bateria sob o banco traseiro |
Internacional / Europa
Para efeito de comparação, nas versões europeias:
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Há motor híbrido de 1.5 litro (3 cilindros, ciclo Atkinson) com tecnologia Hybrid Dynamic Force da Toyota.
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Potência combinada do sistema híbrido:
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Versão padrão: ~ 116 hp DIN (≈ 116 cv) com 85 kW.
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Há também versão mais potente chamada Hybrid 130 que entrega ~ 130 cv na Europa. Versão só a combustão: motor 1.5 a gasolina, produzindo cerca de 125 hp (≈ 125 cv) com torque de ~ 153 Nm (≈ 15,6 kgfm) em regimes mais elevados.
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Observações e diferenças principais
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O Brasil ganhará motor flex/híbrido que será adaptado para etanol, o que normalmente eleva a potência em relação à versão equivalente a gasolina nas versões de fora.O motor híbrido nacional deverá ter potência combinada semelhante ou um pouco acima da versão tailandesa equivalente, mas não tão alta quanto a versão “Hybrid 130” da Europa.
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A versão flex aspirada brasileira será “mais modesta” no torque e potência comparadas às versões turbo de mercados externos, mas seu diferencial será o custo de uso com etanol e a adaptação ao mercado local.
Toyota Yaris Cross traz motor 1.5 com injeção direta e mais potência que o Yaris antigo
Agora, sim, falemos das motorizações. O novo Toyota Yaris Cross nacional estreia com uma evolução clara em relação ao conjunto que equipava o antigo Yaris. A marca japonesa adotou o motor 1.5 aspirado de código 2NR-VD, uma unidade moderna, com injeção direta de combustível e calibração exclusiva para o Brasil.
Esse novo propulsor entrega até 122 cavalos de potência a 6.000 rpm e 15,4 kgfm de torque a 4.700 rpm quando abastecido com etanol, mostrando que a Toyota acertou a mão no ajuste. O ganho é de 12 cv e 0,5 kgfm a mais em comparação com o antigo motor 2NR-VE, usado nos modelos que saíram de linha no país e também no Yaris Cross vendido em outros mercados.
O câmbio continua sendo automático do tipo CVT, mas agora com simulação de 7 marchas, o que garante respostas mais rápidas e sensação de trocas manuais. Para reforçar essa proposta, o SUV ainda vem com aletas atrás do volante (paddle shifts), permitindo que o motorista assuma o controle nas reduções e retomadas.
Essa nova configuração não apenas melhora o desempenho, mas também promete maior eficiência no consumo e respostas mais ágeis no dia a dia, o que deve agradar tanto o público urbano quanto quem gosta de pegar estrada.