Ram Dakota começa a ser produzida na Argentina e chega ao Brasil em 2026 com, motor 2.2 turbodiesel

A Ram Dakota está prestes a reforçar o portfólio da marca no Brasil. O grupo Stellantis, ao qual a fabricante pertence, anunciou o início da produção da picape média em Córdoba, na Argentina, marcando o retorno do nome Dakota ao mercado após mais de uma década. O lançamento é parte de um investimento de R$ 2 bilhões no país vizinho.

O modelo chega equipado com o motor 2.2 turbodiesel, o mesmo que movimenta a Ram Rampage, o Jeep Commander, a Fiat Toro e a Titano. O propulsor entrega 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de oito marchas e tração 4x4 com reduzida e bloqueio de diferencial traseiro. A fabricação do motor também será nacionalizada na Argentina, a partir de 2027.

A primeira versão apresentada foi batizada de Warlock, antecipando parte da configuração visual e de equipamentos. Segundo fontes do setor, a picape deve ser exibida no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro deste ano, com vendas previstas para fevereiro de 2026.

Design robusto e interior sofisticado

Visualmente, a nova Dakota adota a linguagem atual da Ram, com faróis afilados, duas faixas de LEDs e uma grande grade frontal. A traseira traz lanternas inéditas e a tampa da caçamba com o logotipo Ram em alto relevo. Rodas de 17 polegadas diamantadas e estribos laterais completam o conjunto.

Com base na plataforma compartilhada com a Fiat Titano, a Dakota mede 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,85 m de altura e 3,18 m de entre-eixos. A caçamba comporta até 1.200 litros e a capacidade de reboque chega a 3,5 toneladas.

O interior reforça o foco em luxo e tecnologia, inspirado na Changan Hunter, picape chinesa usada como base no projeto — a mesma estratégia aplicada à Titano. O modelo oferece duas telas digitais de 12,3 polegadas, integrando o quadro de instrumentos e a central multimídia, com conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.

Entre os itens de conforto e conveniência estão carregador por indução, bancos de couro, freio eletrônico, console central elevado e seletor giratório de marchas. Em segurança, a picape terá seis airbags e recursos de condução semiautônoma.

Preço e posicionamento no mercado

Segundo Juliano Machado, vice-presidente da Ram na América do Sul, o objetivo é ocupar um espaço ainda pouco explorado no segmento.

“Quando trouxemos a Rampage, encontramos uma faixa do mercado onde ninguém atuava. A ideia é repetir isso com a Dakota”, afirmou o executivo em entrevista ao CBN Autoesporte.

Hoje, as picapes médias custam entre R$ 230 mil e R$ 350 mil. A expectativa é que a Ram Dakota seja lançada com preços a partir de R$ 270 mil, posicionando-se entre as versões mais equipadas da Rampage e rivais como Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux.
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