Renault Kardian 2026 evolui com nova central multimídia e mais conforto a bordo

 SUV compacto da Renault ganha melhorias em tecnologia e acabamento, mas acréscimo de preço e restrição de equipamentos às versões mais caras podem pesar na decisão de compra.


foto: Divulgação:Autoesporte


O Renault Kardian 2026 chega às concessionárias apostando em mais tecnologia e conforto para seguir competitivo entre os SUVs compactos. A principal novidade está na central multimídia OpenR Link, de 10 polegadas, com sistema mais moderno, interface intuitiva e melhor desempenho. O equipamento ainda traz conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, corrigindo uma das maiores críticas da versão anterior.

O modelo também passa a oferecer uma câmera de ré com imagens de melhor qualidade e novas linhas guia, que ajudam nas manobras e no estacionamento. Outra adição é o painel de instrumentos digital de 10 polegadas, com interface inédita e possibilidade de personalização das informações exibidas. O item, porém, está disponível apenas na versão topo de linha Iconic. Nas demais configurações, o painel continua com tela de 7 polegadas.

A nova multimídia vem de série nas versões Techno e Iconic, e é oferecida como opcional nas demais, junto da câmera de ré, por R$ 1.200. Já o painel digital maior é exclusivo da topo de linha. Durante o teste com o SUV, foi possível notar melhorias no conforto interno, principalmente nos bancos que imitam couro. Mais confortáveis que os de tecido, eles fazem parte do pacote opcional Pack Connect Iconic, de R$ 3.590, que adiciona ainda serviços conectados e antena shark. Com a nova cor azul Iron, que custa R$ 1.900, o preço final do Kardian sobe de R$ 149.990 para R$ 155.480.

Fora essas mudanças, o Kardian 2026 mantém o mesmo acabamento de boa qualidade e o conjunto de equipamentos já conhecido, como ar-condicionado digital e freio de estacionamento eletrônico, item raro entre os concorrentes. O ponto negativo continua sendo a falta de porta-objetos no interior.

Na segurança, o SUV segue com seisAirbags., controlador de velocidade, alerta de ponto cego, farol alto automático e frenagem de emergência para pedestres e ciclistas — estes dois últimos itens exclusivos das versões mais caras. O modelo mantém as mesmas dimensões: 4,12 metros de comprimento e 2,60 metros de Entre-eixos., garantindo bom espaço interno, embora o assento traseiro seja um pouco estreito para três adultos. O porta-malas continua sendo um dos destaques, com 358 litros de capacidade.

Eleito Carro do Ano 2025 pela Autoesporte, o Kardian segue com a moderna plataforma RGMP, que proporciona boa robustez e estabilidade. A suspensão mais firme garante comportamento equilibrado nas curvas, enquanto o câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas, aliado ao motor 1.0 turbo, entrega desempenho adequado e consumo eficiente.

Com o reforço tecnológico e pequenos ajustes de conforto, o Renault Kardian 2026 corrige pontos criticados no modelo anterior e se mantém como uma das opções mais completas do segmento — ainda que com preço um pouco mais salgado nas versões mais equipadas.

Pontos fortes / melhorias que valem

Nova central multimídia + interface melhorada
  1. O sistema OpenR Link de 10’’/10,1’’ traz uma interface mais moderna, toque mais responsivo, conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay — ou seja, aquilo que muitos reclamavam já está mais alinhado com o que se espera hoje de um SUV nessa faixa. 
Painel de instrumentos digital maior nas versões topo
  1. A versão Iconic ganha painel digital de 10,25 polegadas; outras versões continuam com o de 7”. O novo painel é mais “premium”, com gráficos mais sofisticados e modos de visualização mais modernos. 
Mais tecnologia de assistência (ADAS)
  1. Frenagem autônoma, alerta de colisão, alerta de ponto cego, câmera multiview no topo etc. São equipamentos que antes estavam mais raros em modelos desse nível ou só vinham em versões premium. Para muitos compradores, isso já pesa bastante.
  2. Melhor acabamento e itens de conforto
Carregador por indução, estética interna revisada, bordas mais finas na central, novas cores, possibilidades de acabamento mais sofisticado etc. Tudo isso soma para quem se importa com experiência além do puramente funcional. 

 Onde ainda pode pesar / o que não muda

  1. Preço mais alto
    O Kardian ficou até ~R$ 4.000 mais caro em algumas versões. Se você for comprar uma versão intermediária, esse acréscimo pode pesar mais que os ganhos, dependendo da sua sensibilidade a cada melhoria. 

  2. Nem todas as versões têm todas as novidades
    A versão Iconic, topo de linha, é que recebe a maioria dos upgrades de painel maior e central OpenR Link; versões mais básicas mantêm partes antigas, embora haja pacotes opcionais para “subir” alguns equipamentos. Se você comprar a versão de entrada, talvez não leve tudo que está sendo anunciado como “novo”.

  3. Exterior e motor mantidos
    O visual externo não mudou radicalmente, e o motor continua o 1.0 turbo com câmbio manual ou de dupla embreagem. Ou seja, se sua crítica era de desempenho ou estilo externo, há melhorias limitadas. Custo-benefício comparado à concorrência

  4. Tem que ver o que os rivais oferecem. Se VW Tera, Fiat Pulse, Hyundai ou concorrentes similares passarem versões com tecnologia parecida por preço menor, pode ser que você esteja pagando por “marca + imagem + extras”, mais do que por salto de qualidade proporcional.

se você vai pegar uma versão Techno ou Iconic, ou optar por um pacote que inclua o OpenR Link + ADAS. Nestas versões, as melhorias justificam bastante o acréscimo, porque oferecem um salto perceptível na experiência de uso. Para alguém que usa bastante a central, valoriza segurança, conforto ao dirigir, visibilidade do painel digital, faz diferença.

Agora, se seu foco é só transporte, estrada, economia, e você não liga tanto se a central é lenta ou pequena, talvez não compense tanto gastar o valor extra. Nesses casos, uma versão mais básica do Kardian ou até um rival pode entregar muito do necessário — e ainda poupar.


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