BYD alcança 600 chassis de ônibus elétricos produzidos no Brasil

Acostumada a divulgar números expressivos de venda dos seus carros de passeio, agora a BYD comemora mais um marco em nosso mercado, porém, fora do segmento de automóveis. Neste mês, a BYD atingiu a marca de 600 chassis de ônibus 100% elétricos produzidos no Brasil, na fábrica de Campinas (SP), sua primeira unidade no Brasil, inaugurada em 2015. 

Depois de um processo natural de evolução, que começou com a montagem do chassi Padron K9 (ônibus urbano padrão) e baterias, hoje a unidade de Campinas já tem capacidade de produção anual de dois mil chassis e já expandiu a produção local para ônibus articulados de 22 metros (piso alto e baixo), voltados para sistemas de BRT.

“Chegar a 600 chassis de ônibus elétricos produzidos no Brasil é prova de que não estamos apenas esperando o futuro da mobilidade, estamos construindo esse futuro agora. Cada um dos nossos ônibus elétricos traz mais qualidade de vida nas cidades e é um passo concreto rumo à meta global de limitar o aquecimento do planeta. A escala que o Brasil está alcançando mostra que a transição energética não é um plano distante, mas já está acontecendo, e em ritmo acelerado”, afirma Marcello Von Schneider, Diretor de Veículos Comerciais da BYD no Brasil.

São Paulo a frente da eletrificação do transporte urbano

Nos grandes centros urbanos, onde o transporte a combustão é um dos maiores emissores de carbono, a tecnologia de emissão zero já apresenta resultados mensuráveis. Segundo dados da marca, cada ônibus elétrico BYD evita, em média, 118,7 toneladas de dióxido de carbono por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores, considerando uma operação de 72 mil quilômetros anuais. 

Com os 600 chassis produzidos pela BYD, o impacto potencial ultrapassa 300 mil toneladas de CO₂ evitadas ao longo da vida útil dos veículos, que é de cerca de 15 anos.

Chassi BYD D9A 20.410 - Piso alto

Silenciosos, eficientes e sustentáveis, os ônibus elétricos estão transformando a forma como prefeituras e operadores enxergam o transporte coletivo. Bom exemplo está na cidade de São Paulo, que recentemente atingiu a marca histórica de 1.000 ônibus elétricos em sua frota municipal.

Um número importante, mas que representa algo próximo de 8% da frota total, que hoje conta com cerca de 13 mil ônibus elétricos. A meta da prefeitura, estabelecida pela Lei de Mudanças Climáticas, era chegar a 2.600 unidades em 2024, mas o objetivo foi revisto por dificuldades logísticas.

Além, da BYD, a Eletra (empresa brasileira sediada em São Bernardo do Campo-SP), também figura como uma das importantes fornecedoras de ônibus elétricos.  

Em parceria com Mercedes-Benz (chassi), Caio (carroceria) e WEG (motor elétrico e inversor), a Eletra entra com a tração e a integração, fechando a produção de modelos 100% nacionais.

Postagem Anterior Próxima Postagem