O Lamborghini Temerario, estrela da Monterey Car Week 2024 e segundo representante da linha HPEV (High Performance Electrified Vehicle), está confirmado para o Brasil. O superesportivo híbrido será oferecido a partir de R$ 5,8 milhões, com unidades bastante limitadas destinadas ao mercado nacional.
Além da configuração padrão, o modelo permite personalizações que podem elevar significativamente o valor final. A pintura no tom de verde exibido nas imagens oficiais, por exemplo, acrescenta cerca de R$ 50 mil ao preço. Já o pacote Alleggerita, focado na redução de peso e no ganho de eficiência aerodinâmica, custa aproximadamente R$ 1 milhão extras. Durante o evento internacional, em que o iG Carros esteve presente, a marca informou que apenas de 10 a 15 exemplares devem ser importados ao País.
A nova fase eletrificada da Lamborghini atinge seu ápice com o Temerario. O esportivo inaugura um conjunto motriz inédito, liderado por um V8 biturbo de 4.0 litros desenvolvido em Sant’Agata Bolognese. O motor, capaz de girar até 10.000 rpm, entrega 800 cv entre 9.000 e 9.750 rpm, feito incomum entre propulsores turbo produzidos em série. Um motor elétrico axial, posicionado entre o V8 e a transmissão, atua como preenchimento de torque e garante resposta imediata em acelerações e retomadas.
No eixo dianteiro, dois motores elétricos adicionais criam tração integral inteligente, auxiliam na vetorização de torque e permitem deslocamentos totalmente elétricos em curtas distâncias, com autonomia de 11 km. Somados, motor a combustão e os três elétricos atingem 920 cv e 74,4 kgfm. O projeto destaca-se ainda pela integração máxima dos componentes: o motor elétrico traseiro está alojado junto ao V8, o que reduz complexidade mecânica e praticamente elimina o turbo lag. As duas turbinas têm arranjo tipo hot V, diminuindo trajetos de ar e melhorando eficiência térmica, garantindo aceleração contínua.
A personalidade do Temerario se transforma conforme o modo de condução. Em Città, ideal para centros urbanos, prioriza silêncio e suavidade, com atuação predominante da propulsão elétrica. O modo Strada equilibra desempenho e conforto, enquanto Sport e Corsa liberam o comportamento mais radical do conjunto, com sonoridade moldada para remeter aos motores de competição. A Lamborghini trabalhou minuciosamente a experiência auditiva interna, usando painéis que reforçam frequências específicas de alta rotação. A bateria de íons de lítio de 3,8 kWh, instalada no túnel central, contribui para o baixo centro de gravidade e participa ativamente da regeneração de energia durante frenagens, reduzindo a exigência sobre o sistema de freios.
A plataforma do Temerario é completamente nova. O chassi de alumínio de alta resistência, mais leve e rígido, melhora a estabilidade em altas velocidades e possibilita maior espaço interno. No design, a marca evolui sua identidade para um visual mais limpo e geométrico, marcado pela assinatura luminosa em formato hexagonal que domina a dianteira. O tradicional nariz de tubarão ganhou interpretação moderna para aprimorar o fluxo aerodinâmico. Entradas de ar laterais, faróis com túneis internos e lanternas vazadas reforçam a eficiência no resfriamento dos componentes. Na traseira, difusor profundo e asa fixa conectam estilo e downforce.
A cabine segue o conceito “Feel like a pilot”, concentrando todas as funções no motorista. O interior combina alumínio, fibra de carbono e materiais premium, com painel digital configurável, multimídia orientada à telemetria e comandos físicos dos modos de condução. Como nos modelos recentes da marca, há climatização dual zone, assistências eletrônicas avançadas e conectividade pensada tanto para pistas quanto para estradas.
Entre os opcionais, o pacote Alleggerita é o destaque para quem busca desempenho extremo. Com cerca de R$ 1 milhão adicionais, ele reúne componentes estruturais e aerodinâmicos exclusivos que elevam a pressão aerodinâmica traseira em até 158% na comparação com o Huracán EVO. Isso é obtido graças a uma asa de maior pressão, splitter redesenhado e um difusor até 70% mais amplo. As peças de CFRP e policarbonato, além de janelas e painéis aliviados, retiram até 25 kg do superesportivo. Esse conjunto trabalha junto ao novo sistema de arrefecimento dos freios e ao teto funcional, que agora direciona melhor o ar para a asa traseira, ampliando a estabilidade em velocidade máxima.
Com produção mundial limitada e um dos projetos mais sofisticados já apresentados pela Lamborghini, o Temerario inicia sua trajetória no País como um dos superesportivos híbridos mais exclusivos do mercado.
